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Você tem uma boa saúde digestiva?

Se a sua saúde digestiva estiver comprometida, ela pode ser causa de vários problemas, como desconfortos e até algumas doenças mais graves. É necessário estar atento a alimentação, a pratica de exercícios e até mesmo ao seu emocional, pois são coisas que afetam diretamente a sua saúde.

Alguns distúrbios digestivos como distensão abdominal, constipação, diarreia, azia, queimação, refluxo gástrico, gazes gastrites ou até mesmo doenças como úlceras, câncer de esôfago, câncer de estômago e câncer colorretal, são os mais comuns e são causados por uma má saúde digestiva.

‘’Dados da Organização Mundial de Gastroenterologia revelam que, em média, 20% da população mundial sofre de problemas gastrointestinais. Desse total, cerca de 90% não procuram um médico para solucionar o problema e acabam recorrendo à automedicação ou nada fazem.’’

Alguns hábitos são necessários e indispensáveis para a prevenção das doenças, veja abaixo algumas práticas que irão cooperar para uma boa saúde do seu aparelho digestivo:

  • Mantenha-se hidratado: a água ajuda a dissolver gorduras e fibras solúveis, evitando a prisão de ventre, é de extrema importância sempre manter o seu corpo hidratado, não deixe para consumir água apenas quando sentir sede. Priorize o consumo de água com uma frequência maior, faça disso um habito na sua rotina diária. A água atua em todas as funções do corpo.
  • Controle o estresse: muito estresse ou ansiedade podem fazer com que seu sistema digestivo trave, pois sua regularidade depende bem boa medida de fatores emocionais.
  • Alimentação e ingestão de fibras: Fibra solúvel atrai para si a água e ajuda a melhorar a qualidade das fezes. Boas fontes de fibras insolúveis incluem farelo de trigo, legumes e grãos integrais. Para obter fibras solúveis, aposte no farelo de aveia, nozes, sementes e legumes. É extremamente importante buscar por uma alimentação equilibrada, rica em variedade, explorando os grupos alimentares de forma balanceada, isso para que o seu organismo receba todos os nutrientes que ele precisa. Uma alimentação inadequada pode acarretar em várias doenças.
  • Evitar os alimentos ricos em gordura: em geral, alimentos gordurosos tendem a retardar o processo digestivo, tornando-o mais propenso à constipação. A proteína é uma parte essencial de uma dieta saudável, a alimentação é um fator crucial quando diz respeito a saúde do nosso aparelho digestivo. A ingestão de gordura, industrializados, embutidos e demais alimentos ultra processados, devem ser evitados sempre que possível, é necessário que haja também o controle de suas porções de açúcar e sal. Um grande impacto pode ser ocasionado a saúde dos que cultivam um alto consumo desses alimentos, trazendo grandes prejuízos. A ingestão de bons alimentos faz toda a diferença e mantem a energia e saúde do seu corpo.
  • Cigarros, bebidas alcoólicas e cafeína: Em excesso são hábitos que podem comprometer todos os seus esforços para manter a saúde em dia. Praticas assim afetam drasticamente a saúde, fumar e abusar de cafeína e álcool pode interferir negativamente no funcionamento do sistema digestivo.
  • Probióticos: São as bactérias saudáveis. Os probióticos melhoram a absorção de nutrientes, ajudam a fortalecer seu sistema imunológico, e podem ajudar a tratar a síndrome do intestino irritável.
  • Acompanhamento medico e exames: Os exames de rotina têm variações de pessoa para pessoa, levando em consideração o sexo, a idade e a saúde, sendo todos, no entanto, fundamentais para a prevenção e a utilização do devido tratamento de possíveis doenças, partindo dos resultados dos exames. Procure seu médico para exames de rotina, pelo menos uma vez ao ano, esse monitoramento é fundamental, desta forma você poderá prevenir o aparecimento de algumas doenças e contribuirá para a proteção da sua saúde.

Uma vida saudável e equilibrada trará grandes garantias de prevenção, contra futuros ou até mesmo atuais distúrbios voltados para o seu aparelho digestivo.

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